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Consultoria contábil: saiba como sair dos relatórios tradicionais
Postado em: 27/08/2018
Consultoria contábil: saiba como sair dos relatórios tradicionais
Por que ser um consultor contábil? Na prestação de serviço de uma maneira geral, entregar valor para o cliente e conseguir cobrar adequadamente por isso é um desafio constante, podendo incluir até estratégias de marketing e inteligência de mercado.

Para a prestação de serviço contábil não é diferente. Em busca dessa entrega de valor, muitos profissionais contábeis procuram o que seria relevante para as empresas de seus clientes e como a contabilidade pode oferecer essa resposta.

Pensando nisso, vamos ver agora alguns caminhos para conseguir ou pelo menos despertar algo que fale com esse empresário.

• Ofereça informações que falem da continuidade do negócio.
O relatório de fluxo de caixa, método indireto, responde a muitos questionamentos de como se comportou a operação que levou ao resultado demonstrado. Mas para a maioria dos empresários, o que importa é como conseguir maximizar os lucros nos períodos seguintes. Para isso entra a parte do “Contador Consultor”, onde é possível oferecer uma projeção simulando cenários mais favoráveis de acordo com a operação do negócio dele.

Contudo, para falar do negócio de alguém é necessário de fato saber como funciona, detalhes como giro do estoque e negociações com fornecedores, lançando mão de conceitos como origens e aplicação de recursos para que a simulação apresentada seja o mais dentro da realidade possível.

Imagine você, enquanto contador, chegar para seu cliente e ofertar a seguinte informação: “Estive analisando sua operação e vi que se você conseguir mais 30% de prazo com seus fornecedores, será possível investir na expansão da nova loja, sem precisar de empréstimos”. Isso é oferta de inteligência de negócios e nos trâmites das operações. Há um bom público para isso.

Na busca destas informações relevantes é necessário exercitar o pensamento prático. Pense no objetivo e como fazer para alcançá-lo, neste primeiro momento minimize as dificuldades e foque nos esforços necessários da forma mais prática possível. Essas respostas serão os insumos para as informações que você poderá ofertar para seu cliente.

• Entregue a informação da forma mais atrativa possível, seja um consultor contábil.
Uma informação relevante não pode ser entregue de qualquer maneira. E é nessas horas que bom e conhecido Philip Kotler vem nos apoiar, afinal: “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”

A dica é pegar os números e sair da roupagem dos tradicionais relatórios contábeis, balanços, balancetes e demonstrações em forma de lista. Deixe tudo visual, lance mão dos gráficos e ilustrações mais claras possíveis, enxugue a parte técnica e apresente os resultados ou a projeção deles e como fazer para alcançá-los.

Quanto mais importante for a informação, mais presente você tem que estar quando ela for entregue. Vídeo conferências são práticas e modernas, mas sua presença e olho no olho dará mais peso a sua entrega.

Fonte: Blog Fortes Tecnologia
Imagem: snowing/ Freepik
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