ascovv.contato@gmail.com
Quero me Associar!
Notícias
Saiba como avaliar o desempenho do seu escritório contábil
Postado em: 13/08/2018
Saiba como avaliar o desempenho do seu escritório contábil
Existem diversos indicadores para avaliar o desempenho do seu escritório contábil. Um deles é saber como tudo está funcionando e se os seus clientes estão recebendo o mesmo tipo de atendimento.

Um fator importante para o escritório contábil é não haver qualquer diferença no atendimento e no tratamento, evitando gerar avaliações negativas sobre o escritório.

O que devemos entender, num escritório de contabilidade, é a necessidade de padronizar o atendimento para passar maior credibilidade para os clientes. Se houver confiança entre as partes, o cliente terá a convicção de que está recebendo serviços de qualidade, podendo até se dedicar com mais afinco aos seus negócios.

Para se chegar a isso, no entanto, os principais elementos são os colaboradores do escritório, ou seja, a equipe de pessoal.

Por melhores que eles sejam, o administrador do escritório sempre deve buscar maior produtividade e melhor atendimento.

Uma das formas de avaliar o desempenho do seu escritório contábil é através da avaliação de equipe, já que isso vai permitir identificar melhor as competências e comportamentos, buscando aprimorar as qualidades de cada integrante.

Com a avaliação de desempenho é possível, inclusive, definir melhor as atividades, aproveitando as habilidades de cada colaborador e fazendo com que o escritório tenha uma imagem de destaque entre os concorrentes.

AVALIAR O DESEMPENHO DO SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL ATRAVÉS DA EQUIPE DE PESSOAL

Para avaliar o desempenho do seu escritório contábil através da análise da equipe de colaboradores, existem alguns métodos bastante apropriados:

AVALIAÇÃO DIRETA PELO ADMINISTRADOR
A avaliação direta de cada colaborador pelo administrador do escritório é o método mais comum aplicado, já que oferece a vantagem de todos passarem por um mesmo avaliador, havendo, dessa forma, uniformidade nos critérios utilizados para a avaliação de desempenho.

Nesse tipo de avaliação é necessário apenas ter o cuidado de não haver interferências pessoais, uma vez que qualquer tipo de conflito em um ou outro lado pode prejudicar o processo.


AVALIAÇÃO FEITA PELO PRÓPRIO COLABORADOR
A autoavaliação é um método utilizado para avaliação de desempenho, devendo ser dividida em duas etapas. Na primeira, o colaborador é quem faz sua própria avaliação e, na segunda, o resultado é discutido com o administrador. A autoavaliação oferece a vantagem de propor uma reflexão do colaborador sobre sua atuação e seu desenvolvimento dentro da equipe, inclusive possibilitando identificar habilidades que devem ser melhoradas e que somente o colaborador sente a necessidade.

O cuidado a ser tomado nesse tipo de avaliação é que os resultados podem ser influenciados por interesses individuais e, portanto, o administrador deve analisar com mais critério a autoavaliação do desempenho do seu escritório contábil.

AVALIAÇÃO 360°
A avaliação 360 é o sistema mais completo para avaliar o desempenho do seu escritório contábil através dos colaboradores. Nesse método, cada colaborador deve fazer a sua própria avaliação e a avaliação dos outros integrantes da equipe, devendo manter o anonimato.

O sistema oferece uma grande vantagem, oferecendo a oportunidade de uma avaliação independente por parte de cada um, tornando o processo mais rico em resultados, já que toda a equipe tem em mãos a possibilidade de melhorar o desempenho de todo o escritório.

Contudo, também é necessário algum cuidado, uma vez que o processo exige maior maturidade profissional, principalmente dos administradores, que precisam saber como receber críticas.

COMO AVALIAR O DESEMPENHO DO SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL ATRAVÉS DE INDICADORES

Embora os colaboradores sejam a parte mais importante quando se pretende avaliar o desempenho do seu escritório contábil, existem alguns indicadores que devem ser aproveitados para uma visão mais global do estabelecimento:

INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
Os indicadores de produtividade são os mais importantes na avaliação de desempenho do escritório contábil, oferecendo resultados sobre a forma como a empresa utiliza seus próprios recursos.

Existem diversos indicadores de produtividade que podem ser aplicados, como a produção de cada colaborador, a correta utilização dos equipamentos ou mesmo o índice de entrega dos serviços.

INDICADORES FINANCEIROS
Os indicadores financeiros podem ser aplicados para medir o capital do escritório contábil e os resultados conseguidos com o empreendimento. São índices essenciais, uma vez que é necessário verificar se o escritório está crescendo de forma sustentável.

Entre os indicadores financeiros, o escritório contábil deve analisar a demonstração de resultados, o fluxo de caixa, o capital próprio do estabelecimento e, ainda os indicadores de liquidez, que permitem demonstrar a capacidade de o escritório pagar seus compromissos em curto e longo prazo.

INDICADORES DE QUALIDADE
Os indicadores de qualidade são utilizados para complementar os índices de produtividade ao avaliar o desempenho do seu escritório contábil. Assim, é possível saber se o escritório está atingindo o máximo de produtividade.

Nesse caso, pode-se utilizar o indicador de desperdícios e o de avarias, apontando a quantidade e o valor desses índices durante determinado período, criando meios para que sejam evitados.

AVALIAR O DESEMPENHO DO SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL COM O OBJETIVO DE MELHORAR

O mais importante, ao avaliar o desempenho do seu escritório contábil, é manter a coerência com os objetivos definidos no início do processo, ou seja, é essencial que atitudes devam ser tomadas com vistas à melhoria do desempenho.

O processo de avaliação deve demonstrar efetividade e, portanto, as ações de melhoria devem ser totalmente assimiladas e implantadas, possibilitando que no futuro possa ser feita uma nova avaliação para analisar os aspectos que tiveram melhoria e os que exigem maior atenção.

Além disso, é necessário que o administrador do escritório faça um acompanhamento constante de todas as condições avaliadas, inclusive conversando com os clientes sobre suas próprias necessidades e sobre a forma como vêm sendo atendidos pelos colaboradores.

Podemos afirmar, com certeza, que são os clientes o melhor termômetro para avaliar o desempenho do seu escritório contábil. São eles que prestam as melhores informações, que não devem ser recebidas como críticas negativas, e sim como um meio de melhorar o desempenho da equipe e do próprio escritório.

Uma das melhores formas de acompanhar o desempenho do escritório é através de um sistema integrado, onde o próprio administrador, em tempo real, poderá acompanhar o desenvolvimento de cada membro de sua equipe, possibilitando oferecer sempre o melhor aos clientes.

Fonte: Jornal Contábil
Imagem: Pexels
VOLTAR!
Newsletter
Cadastre-se aqui e receba todas nossas novidades!
Curta Nosso Facebook