ascovv.contato@gmail.com
Quero me Associar!
Notícias
Facilidades atraem empresas e profissionais liberais a emitirem certificados digitais
Postado em: 29/10/2018
Facilidades atraem empresas e profissionais liberais a emitirem certificados digitais
Não se tem um número exato, mas já sabe-se que o volume de certificações digitais tem aumentado mês após mês, segundo o presidente do Sescap-Ldr (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região), Marcelo Odetto Esquiante, uma das autoridades de registro que emitem o documento. Atualmente, todas as empresas que têm mais de cinco funcionários devem utilizar o certificado digital para entregas de declarações e documentos perante ao governo.
Além disso, conforme explica Taicir Khalil, superintendente do Instituto Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas), "até mesmo advogados utilizam hoje o certificado para peticionar e se relacionar com os tribunais regionais e federais, além de médicos e profissionais da saúde que usam para solicitações de exames e prontuários, por exemplo".

O superintendente ressalta que "cada vez mais a indústria de certificação trabalha na criação de aplicações que desmaterializam documentos e processos para desvincular o certificado digital das obrigatoriedades legais, tornando-o assim um objeto de necessidade diária".

Em Londrina, o Sescap-Ldr tornou-se recentemente uma AR (autoridade de registro) de certificação digital. Com isso, a entidade passou a ser credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) - órgão governamental que regulamenta a certificação digital no Brasil - e passa a emitir certificados digitais AC Certisign RFB e da AC Instituto Fenacon RFB, por exemplo.

Com essas mudanças, a autoridade certificadora do Instituto Fenacon e a AR Sescap-Ldr ofertam agora todos os certificados da cadeia ICP-Brasil, e-CPF, e-CNPJ, NFE-e com validades de um, dois e três anos.

Na prática, de acordo com Khalil, isso significa "que o Sescap-Ldr avança uma etapa na cadeia de certificação e proporciona maior segurança, gestão, disponibilidade e facilidades para empresas e profissionais liberais" e reitera que, passa a ter a possibilidade de criar maior capilaridade e atender o público da região. Com isso, passa a ser possível, por exemplo, imprimir um atendimento personalizado, não só para as empresas contábeis de Londrina e região, mas para todo o empresariado local".

Segundo o vice-presidente do Sescap-Ldr e responsável pela certificação digital, Euclides Nandes Correia, esta expansão já está acontecendo, pois em parceria com o Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e região), "estamos implantando mais um ponto de atendimento nas dependências desta entidade para melhor atender o público Norte Paranaense. O objetivo é atender toda a nossa base territorial, através de parcerias. Fazer o certificado digital através da AR Sescap-Ldr traz uma tranquilidade muito grande aos empresários, pois a entidade é referência em sua área de atuação, e tendo em vista sua credibilidade, preza pela qualidade no atendimento e pelas boas práticas que envolvem o processo da certificação".

A certificação digital garante alguns benefícios como maior segurança para as empresas, maior agilidade na emissão de documentos, redução de custos, possibilidade de participar de leilões eletrônicos, declaração do Imposto de Renda, mobilidade e redução da burocracia.

MUDANÇAS
Nos próximos meses empresários com empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões deverão emitir o certificado digital atendendo aos prazos do eSocial. A recomendação do superintendente do Instituto Fenacon é para "antecipar a emissão e evitar surpresas". Por outro lado, as pequenas empresas ganharam tempo extra, pois a alteração do calendário do eSocial que deveria ser fixado em novembro próximo, foi postergada para janeiro de 2019.

Fonte: Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região
Imagem: User2740265/ Freepik
VOLTAR!
Newsletter
Cadastre-se aqui e receba todas nossas novidades!
Curta Nosso Facebook