ascovv.contato@gmail.com
Quero me Associar!
Notícias
Ética Profissional: o que é, exemplos e princípios valorizados
Postado em: 11/03/2019
Ética Profissional: o que é, exemplos e princípios valorizados
Afinal, o que é Ética Profissional?

No contexto profissional, a Ética diz respeito ao conjunto de comportamentos que promovem um ambiente organizacional regulado por valores construtivos. Na hora de uma contratação a expectativa pela conduta ética está sempre presente. São vários os comportamentos esperados pelos mais diversos profissionais para que sejam considerados éticos, como veremos a seguir.

São muitas as pressões que o indivíduo sofre para forçá-lo a agir sem ética. Isso ocorre porque, numa visão de curto prazo, um comportamento não pautado pela ética pode aparentar ser mais vantajoso para o indivíduo.

Os resultados das condutas éticas muitas vezes são intangíveis para o indivíduo, mas suas consequências são sempre positivas. Isso porque contribuem para uma sociedade mais justa e honesta, numa visão de longo prazo.

Apesar de vivermos numa sociedade capitalista, é importante perceber que todos os projetos pelos quais trabalhamos, visam o bem maior: a vida do ser humano. Esta percepção é o melhor motivador para adotarmos um comportamento ético como profissionais.

Exemplo de ética para o contador

Contador
Pressionado para dar um parecer diferente a respeito da realidade tributária da empresa durante uma reunião de diretoria, o contador colocou o seu cargo a disposição após ponderar a respeito das possíveis consequências da proposta. Era evidente a intenção de fraude fiscal.

Princípios éticos valorizados em qualquer profissão
Alguns princípios éticos são esperados de qualquer profissional, independente de sua área de atuação.

Honestidade
A honestidade pode ser definida como a característica que faz com que o indivíduo baseie suas ações e decisões na verdade. No ambiente de trabalho, esta é a capacidade que permite que o profissional assuma seus próprios erros.

Solidariedade
Comportamento baseado na empatia. É quando o indivíduo ao se colocar no lugar do outro em dificuldade, oferece ajuda. No contexto organizacional, isso se traduz na capacidade de trabalhar em equipe, cooperando com os outros colaboradores para o alcance de um objetivo comum.

Lealdade
Baseada na gratidão, a lealdade garante que o grupo pode contar com o indivíduo, sempre que necessário. Na vida profissional, esta é uma característica que permite relações saudáveis entre os colaboradores, diminuindo a necessidade de mecanismos reguladores por parte dos gestores.

Responsabilidade
O indivíduo responsável é aquele capaz de responder pelos seus atos, independente das consequências. Como profissional, ser responsável diz respeito a ser capaz de responder pelo trabalho realizado, seja individualmente ou por uma equipe.

Integridade
No sentido pessoal, a integridade diz respeito a coerência entre o discurso e as ações. Em termos organizacionais este valor ético é capaz de gerar maior confiabilidade entre os colaboradores.

Justiça
O indivíduo que age de uma forma justa é aquele que procura, na medida do possível, usar critérios de avaliação imparciais. Esta é uma capacidade imprescindível numa posição de liderança dentro de uma organização. Ela permite que o líder avalie imparcialmente seus subordinados.




Fonte: Toda Carreira
Imagem: Pexels
VOLTAR!
Newsletter
Cadastre-se aqui e receba todas nossas novidades!
Curta Nosso Facebook