ascovv.contato@gmail.com
Quero me Associar!
Notícias
Entrevista com Doug Sleeter: "A tecnologia na nuvem representa liberdade para o empreendedor"
Postado em: 24/09/2018
Entrevista com Doug Sleeter:
A Conta Azul, empresa que oferece uma plataforma de gestão na nuvem, vai realizar, nos dias 16 e 17 de outubro, a Conta Azul [CON], conferência que discutirá tendências de tecnologia e inovação na área de contabilidade. A primeira edição do evento, que acontece em São Paulo, contará com a participação de alguns dos principais nomes do mercado contábil.

Entre os convidados estão Anderson Hernandes, Vicente Sevilha, Pedro Nery, além de Vânia Ferrari, que falará sobre gestão de mudança, e Tallis Gomes, do Easy Taxi. Mas a principal atração do evento fica por conta do norte-americano Doug Sleeter, criador do Accountex, maior evento de contabilidade do mundo.
Sleeter também é fundador do The Sleeter Group, um grupo de especialistas do mercado contábil, responsável por auxiliar empreendedores de diferentes países. O consultor concedeu uma entrevista exclusiva ao site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) e comentou sobre a importância da contabilidade na vida dos empreendedores.

Na visão do especialista, a relação entre os donos de negócio e os seus contadores deve ser próxima. “Empreendedores são bons no que fazem: criar, vender e fazer gestão. Mas quando o assunto é contabilidade, normalmente deixam a desejar”, diz.

Para isso mudar, Sleeter sugere que os empresários busquem se aproximar dos contadores e das novas tecnologias. “Muitos empreendedores acham que contabilidade só se refere a documentos e contas. Mas o papel da tecnologia e do profissional dessa área mudou. Inovações como a nuvem deram liberdade para os empresários.”

Sleeter também falou sobre como donos de negócio podem se preparar para diminuir os problemas com questões contábeis. Abaixo, confira entrevista completa com um dos principais nomes do mercado.

Veja:

Qual é o maior erro do empreendedor quando o assunto é contabilidade?
Empreendedores costumam ser bons em criar, vender e fazer gestão. Quando o assunto é contabilidade, normalmente eles deixam a desejar. Então eu acredito que o maior erro é assumir que vai conseguir dar conta de fazer a contabilidade do seu negócio sozinho, sem a ajuda de um especialista. Então ele deve evitar esse erro e contratar um contador. Quanto antes, melhor.

Como educar o empreendedor para isso?
A melhor maneira é criando um relacionamento próximo com seus contadores. Esse, inclusive, também é papel do profissional de contabilidade. Ele precisa explicar e mostrar o seu valor. Deixar claro o que ele faz e motivar o dono do negócio a se engajar com ele. Muitos donos de negócio se afastam, porque ficam com aquela ideia de números e burocracia na cabeça. Com a tecnologia, isso ficou mais simples. O contador tem que ser “sócio” e conselheiro do CEO. Se essa parceria tiver alinhada, a empresa vai ser mais produtiva.

E como melhorar essa relação?
Novamente, educando. Tem que separar a ideia da pessoa responsável pela “papelada”. É preciso sentar, conhecer o negócio e criar uma relação profunda. Muitas vezes, os empreendedores estão colocando o dinheiro de suas vidas ali. Isso é muito forte. E o empresário deve apresentar o seu negócio e os seus objetivos para aquela empresa. Mostrar a razão de trabalhar naquele projeto e o que sonha com isso.

Como a tecnologia pode ajudar nesse sentido?
Eu trabalho há 30 anos neste setor e sinto que as mudanças são muito positivas. Informações que levava dias para conseguir hoje são geradas em minutos. Ver a transformação do papel para o digital foi impactante. O maior impacto de todas as tecnologias é a da nuvem, porque dá segurança aos contadores. E isso mudou de três anos para cá. Ter acesso a informação com tanta facilidade não tem preço. Para os empreendedores, essa inovação significou liberdade, porque podem acessar os dados do seu negócio quando bem entendem. Pode ser pelo celular antes de dormir, cuidando das crianças em casa ou até de um notebook na praia.

E quais serão as próximas tecnologias que devem despontar no setor?
Eu acredito que o mercado vai passar por uma grande mudança nos próximos anos. Acho que os principais atores dessa revolução serão o blockchain, as criptomoedas e o machine learning. São inovações que vão entrar de vez no mercado e dificilmente sairão.

Quais são suas dicas para os empreendedores que estão começando?
Tenha um plano de negócios e saiba porque você está investindo nisso. Pesquise se o mercado no qual está entrando precisa de um novo concorrente. Se quiser inovar em um mercado, prepare-se para passar alguns anos sem ganhar dinheiro. Calcular os riscos é essencial em um negócio como esse. E, claro, tenha muitos parceiros com você no negócio. Tenha muitos conselheiros ao seu redor, porque são essas pessoas que vão ajudá-lo a tirar o negócio do papel. Sem uma boa equipe, a sua ideia dificilmente vai ser mais do que uma ideia.

Fonte: Revista PEGN
Imagem: About.me/ Doug Sleeter
VOLTAR!
Newsletter
Cadastre-se aqui e receba todas nossas novidades!
Curta Nosso Facebook