ascovv.contato@gmail.com
Quero me Associar!
Notícias
10 livros que todo empreendedor deve ler
Postado em: 23/07/2018
10 livros que todo empreendedor deve ler

Buscar referência para todo trabalho que for realizar é a melhor forma de produzir um material rico e completo, você não acha? Conhecer diferentes pontos de vista a respeito de um determinado assunto aumenta o processo de reflexão, estimula a criatividade e ajuda a formar uma opinião que seja “fora da caixa” e saia do senso comum. E quando se trata de empreender, seja no mundo digital ou não, a situação é a mesma.



Quando falamos da importância de boas referências, não falamos somente daquelas encontradas em livros. É possível se inspirar, também, por meio da arte, da arquitetura, da música ou através de pessoas que consideramos influentes ou que foram bem sucedidas em áreas que nos interessam.



Na área de negócios e empreendedorismo, por exemplo, é comum encontrarmos histórias inspiradoras que viraram livros e servem de referência para várias outras pessoas. É claro que esses livros não oferecem a receita do sucesso de cada empresa ou empreendedor, pois cada história é única. A intenção desses materiais é gerar insights em quem os lê e influenciar a tomada de decisões e o planejamento de estratégias.



Mas, afinal, o que é empreender? O empreendedorismo está relacionado à criatividade, à inovação e aos riscos do negócio e, para ser empreendedor, é necessário coragem, trabalho duro e vontade de realizar. Para também responder a essa pergunta, a Endeavor reuniu uma série de definições sobre o que é empreendedorismo na visão de inúmeras personalidades, como Abílio Diniz e Salim Mattar.



E para que você encontre seu próprio caminho no universo do empreendedorismo e se inspire com grandes personalidades, fizemos essa lista com 10 livros sobre empreendedorismo. São obras indispensáveis para quem quer começar um negócio ou ter mais sucesso. Esperamos que você encontre grandes histórias e aprenda técnicas para implantar no seu negócio. Vamos lá?



Livros para empreendedores: 10 obras que todos deveriam ler



1. PENSE SIMPLES
O número 01 da nossa lista é o “Pense simples”, escrito por Gustavo Caetano. Neste livro, você vai ver dicas valiosas para começar a empreender e descobrir a importância de se manter simples, leve e ágil para alcançar bons resultados com sua empresa. Além do mais, você vai descobrir o que compõe o DNA de um bom empreendedor e que inovar pode ser muito mais fácil do que parece quando você tem a mentalidade certa!


2. ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL (BLUE OCEAN STRATEGY)
Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, professores da escola de negócios INSEAD, “Estratégia do Oceano Azul” mostra uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.


3. STARTUP ENXUTA (LEAN STARTUP)
Escrito por Eric Ries, o livro aborda a administração de empresas como objeto de transformação de produtos e processos. “Lean Startup” é um manual para empreendedores, administradores e líderes empresariais a alcançarem bons resultados economizando recursos e tempo.


4. RECEITA PREVISÍVEL (PREDICTABLE REVENUE)
Escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, o livro, recentemente lançado em português, descreve o método de vendas via Outbound. Muito além de um livro com dicas sobre negociação, “Predictable Revenue” é indicado para CEO’s e líderes da equipe de vendas das empresas que desejam aprimorar o processo comercial.



5. MARKETING 3.0: AS FORÇAS QUE ESTÃO DEFININDO O NOVO MARKETING CENTRADO NO SER HUMANO (MARKETING 3.0: FROM PRODUCTS TO CUSTOMERS TO THE HUMAN SPIRIT)
No “Marketing 3.0”, Philip Kotler, considerado o mestre do Marketing, desenvolve um modelo que trata os clientes não como meros consumidores, mas como seres complexos e que têm demandado cada vez mais estratégias segmentadas e comprometimento das empresas com os valores pessoais.


6. O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS: COMO CONSTRUIR UM NEGÓCIO QUANDO NÃO EXISTEM RESPOSTAS PRONTAS. (THE HARD THING ABOUT HARD THINGS: BUILDING A BUSINESS WHEN THERE ARE NO EASY ANSWERS)
Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, em “The hard thing about hard things“, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.


7. ZERO A UM (ZERO TO ONE)
Peter Thiel, fundador do PayPal e investidor de diversas startups, como o Facebook, fala sobre a necessidade de inovar para que as empresas construam coisas novas. Segundo ele, o progresso vem do monopólio, não da competição e, se você está tentando criar um novo sistema operacional, como o do Bill Gates, ou um novo sistema de busca, como Larry Page e Sergey Brin, você está indo pelo caminho errado.


8. STARTUP: MANUAL DO EMPREENDEDOR
Escrito por Steve Blank e Bob Dorf, o livro é um guia para quem quer empreender no mundo das startups. Neste livro, os autores descrevem a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente) e falam que é necessário deixar o escritório e ir às ruas para trabalhar com o foco no cliente, pois, afinal de contas, ele é o principal público da empresa.


9. INOVAÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIOS (BUSINESS MODEL GENERATION)
Produzido por mais de 400 pessoas, o “Business Model Generation” explica os modelos de negócios baseados nos pensamentos de grandes líderes do mercado, com a intenção de ajudar o leitor a reinterpretá-los para encaixar no contexto que ele vive. O design e a forma como as informações são distribuídas são responsáveis pela experiência incrível de leitura.


10. O EMPREENDEDOR VIÁVEL – UMA MENTORIA PARA EMPRESAS NA ERA DA CULTURA STARTUP
Escrito pelo jornalista Carlos Matos e pelo publicitário André Telles, o livro tenta desvendar o segredo do sucesso e o motivo do fracasso de algumas empresas. Os autores mostram o conjunto de variáveis capazes de definir o sucesso de uma startup. Desde a escolha da equipe até a confiança na apresentação para investidores, passando por momentos de ajuste onde a escolha de mentores, a pivotagem e as mudanças estruturais vão garantir a saúde de sua empresa.


11. (BÔNUS) GROW TO GREATNESS
Começar um negócio é sempre difícil. Mas, ainda mais difícil é fazer ele crescer e desenvolver. Em Grow to Greatness, Edward D. Hess ressalta os principais desafios encontrados e algumas perguntas que todo empreendedor deve responder para fazer com que a empresa cresça.


 Fonte: Sambatech


Foto: pexels


 


 

VOLTAR!
Newsletter
Cadastre-se aqui e receba todas nossas novidades!
Curta Nosso Facebook